Diverticulite aguda

Diverticulite aguda

Diverticulite aguda

Diverticulite aguda

Divertículo cólico é uma saliência sacular da parede do cólon.

A presença de divertículos é descrita como diverticulose.

Diverticulite aguda é quando ocorre a inflamação devido microperfurações dos divertículos.

Diverticulite complicada ocorre quando algum dos seguintes fatores está associado: obstrução intestinal, abscesso, fístula ou perfuração.

A apresentação clínica da diverticulite aguda depende da severidade da inflamação e da presença de complicações associadas. Dor abdominal é o sintoma mais comum, sendo normalmente no quadrante inferior esquerdo do abdome. Caso o paciente apresente obstrução intestinal, náuseas e vômitos podem estar associados. Instabilidade hemodinâmica com hipotensão e choque são raros e são associados a presença de perfuração e peritonite.

Os fatores de risco da diverticulite aguda são os mesmos relacionados a diverticulose: dieta pobre em fibra e com alto teor de gordura, obesidade, tabagismo, além do uso de alguns medicamentos, como AINEs e opióides.

Diverticulose é presente em aproximadamente 60% da população acima de 60 anos e a diverticulite aguda ocorre em aproximadamente 10 a 25% dos pacientes com diverticulose.

O diagnóstico de diverticulite aguda deve ser suspeitado quando o paciente apresenta dor abdominal no andar inferior do abdome com desconforto a palpação ao exame físico. Proteína C-reativa (PCR) elevada e leucocitose podem estar presentes. A tomografia computadorizada abdominal com contraste é o exame de imagem de escolha para o diagnóstico.

Os achados tomográficos sugestivos de diverticulite aguda são: espessamento segmentar da parede do cólon (>4 mm), aumento da densidade da gordura pericólica secundária a inflamação, e a presença de divertículos. Complicações da diverticulite também podem ser visualizadas na tomografia abdominal. Uma das classificações mais utilizadas para a clasificação da diverticulite complicada é a de Hinchey, que consiste em 4 estágios:

  1. Abscesso pericólico
  2. Abscesso intra-abdominal ou retroperitoneal distante do processo inflamatório inicial
  3. Peritonite purulenta
  4. Peritonite fecal

 

Fonte: N Engl J Med 2007; 357:2057-2066 DOI: 10.1056/NEJMcp073228

 

A colonoscopia é contra-indicada nos casos de diverticulite aguda pelo aumento do risco de perfuração. Ela é recomendada após seis a oito semanas da melhora dos sintomas para excluir outras patologias, como neoplasia e doenças inflamatórias intestinais.

 

O tratamento depende da apresentação clínica, podendo ser realizado em regime hospitalar ou ambulatorial. A recomendação é que para pacientes que não consigam ingerir medicamentos por via oral, tenham múltiplas comorbidades, sejam imunocomprometidos ou idosos, o tratamento seja hospitalar. Na ausência dessas condições, e o paciente tenha condições de realizar um seguimento apropriado, o tratamento ambulatorial pode ser realizado. O tratamento padrão consiste no repouso intestinal, hidratação vigorosa  e antibioticoterapia.

15 a 30% dos pacientes admitidos com diverticulite aguda precisarão de intervenção cirúrgica durante a admissão. As abordagens cirúrgicas incluem a drenagem, lavagem ou ressecção, seja laparoscópica ou aberta. Habitualmente, paciente no estágio Hinchey I respondem bem ao tratamento conservador com antibióticos de amplo espectro. Aqueles que apresentam abscessos maiores, Hinchey II, em casos selecionados podem ser tratados através da  drenagem percutânea guiada por tomografia ou ultrassonografia. Já os pacientes em estágio Hinchey III ou IV precisarão ser submetidos a cirurgia de emergência.

A prevenção da recorrência da diverticulite consiste em manter uma dieta rica em fibras, realização de excercícios e cessação do tabagismo. Estudos mostram que diminuir a ingestão de grãos, milhos e derivados, não diminue a chance de desenvolver diverticulite.

 

REFERÊNCIAS:

 Wilkins T, Embry K, George R. Diagnosis and management of acute diverticulitis. Am Fam Physician. 2013 May 1;87(9):612-20. PMID: 23668524.

Compartilhe nas redes sociais: