Formar um grupo especializado de jovens médicos na área da Ecoendoscopia e prepará-los para serem líderes no futuro. Esse é um dos objetivos do segundo programa de treinamento da WEO International School of EUS – um curso de endoscopia terapêutica avançada com ênfase em ecoendoscopia – que acontece de 8 a 15 de junho no renomado Asan Medical Center, em Seul, Coreia do Sul.
O endoscopista e cirurgião da Gastroclínica Cascavel, Dr. Ivan Roberto Bonotto Orso é um dos jovens médicos selecionados para o programa internacional, que abriu 10 vagas apenas em todo o mundo, sob a direção do professor Dong-Wan Seo.
Os critérios para a seleção dos jovens médicos para uma aplicação bem-sucedida, foram a experiência anterior com procedimentos de EUS, um alto nível de inglês e a comprovação de conquistas acadêmicas, fatores estes que projetaram novamente o cascavelense Ivan Orso, a exemplo da seleção anterior, em 2015, para o Emerging Stars, programa da World Endoscopy Organization (WEO).
“A Coreia do Sul é um dos países mais avançados do mundo e o ASAN Medical Center é o maior hospital do país. Os habitantes desta região têm uma grande incidência de doenças no pâncreas, fígado e canais biliares, o que faz da Coreia do Sul um dos melhores lugares do mundo para estudar essas patologias. Acredito que esse treinamento contribuirá muito na minha especialização e vai acelerar o desenvolvimento e aplicação das técnicas minimamente invasivas avançadas na minha prática diária”, relata Dr. Ivan.
O professor Dong-Wan Seo, líder do projeto WEO, recebeu o grupo altamente capacitado de jovens especialistas no dia 8 de junho; entre eles, representantes do Brasil, China (Hong Kong), Índia, Indonésia, Itália, Marrocos, Portugal, Reino Unido, Romênia e Cingapura.
O WISE é um programa de treinamento EUS de última geração organizado em parceria com a Sociedade Coreana de Endoscopia Gastrointestinal (KSGE) e o Grupo Asiático EUS (AEG). Professores da República da Coreia, Hong Kong, Japão e outras partes da Ásia cobrirão todos os aspectos do treinamento de EUS e orientarão os participantes por meio de palestras didáticas, treinamento prático, observação atenta de exames de pacientes reais e apresentações de casos individuais. Alguns membros do grupo pioneiro do WISE 2018 também farão sua estreia como docentes desta vez, compartilhando os conhecimentos e habilidades adquiridos durante o WISE 2018.