Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico

Quem são os melhores candidatos ao tratamento cirúrgico do refluxo gastroesofágico?

 

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) ocorre quando há o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago, causando sintomas ou até mesmo dano tecidual, como esofagite, estenose e esôfago de Barrett. A DRGE é uma condição muito comum, com prevalência de até 20% na população ocidental. Pode apresentar um amplo espectro de sintomas, subdivididos em típicos, manifestações esofágicas (azia e regurgitação) e uma variedade de sintomas extra-esofágicos ou atípicos (tosse crônica, rouquidão, asma, laringite). Os sintomas típicos e atípicos podem coexistir no mesmo paciente.

O tratamento de primeira linha para a DRGE é feito com os inibidores de bomba de prótons (IBP), medicação a qual provou ser altamente eficaz no tratamento da esofagite. No entanto, em relação ao alívio dos sintomas, 10 – 40% dos pacientes não respondem ao tratamento com IBP e mantém-se sintomáticos parcialmente ou totalmente.

Os mecanismos subjacentes à manutenção de sintomas na DRGE refratária são: presença de refluxo fracamente ácido e biliar, refluxo ácido residual, hipersensibilidade esofágica e comorbidades psicológicas associadas.

 

Quando modificações no estilo de vida, mudanças na dieta e principalmente quando o tratamento medicamentoso falham, a cirurgia anti-refluxo pode ser proposta para o tratamento da DRGE.  A cirurgia anti-refluxo também pode ser recomendada nos casos de intolerância ao IBP ou como alternativa na terapia médica de longo prazo prevista em pacientes jovens com DRGE.

Enquanto o tratamento médico está focado na redução da acidez do estômago, a cirurgia anti-refluxo clássica promove uma barreira funcional que impede o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Os resultados descritos na literatura atual demonstram que após a fundoplicatura laparoscópica (cirurgia anti-refluxo) os pacientes apresentam alívio dos sintomas em aproximadamente 85% a 90% dos casos.

Os pacientes candidatos para realização da cirurgia são: pacientes com azia como principal sintoma que respondem satisfatoriamente aos IBPs (no geral, paciente com sintomas típicos). Os pacientes que apresentam sintomas atípicos podem apresentar melhoras dos sintomas com a cirurgia anti-refluxo caso os sintomas forem atribuídos previamente ao refluxo.

Outra indicação para a cirurgia são os pacientes que apresentam DRGE em associação com hérnia de hiato grande ou para-hiatal visualizadas na endoscopia digestiva alta, uma vez que a hérnia de hiato altera a anatomia e por consequência a fisiologia normal, favorecendo muitas vezes o refluxo. Também há indicação cirúrgica para os pacientes que apresentam esôfago de Barrett (metaplasia intestinal sem displasia no esôfago distal).

Alguns pacientes não se beneficiam da cirurgia anti-refluxo, são eles: pacientes com azia funcional (critérios Roma III / IV), que não têm associação dos sintomas com episódios documentados de refluxo. Também os portadores de esofagite eosinofílica, esclerodermia, abuso de álcool ou tabaco e os pacientes com IMC >35kg/m2 não são bons candidatos à cirurgia.

Para se realizar a cirurgia anti-refluxo uma endoscopia digestiva alta é obrigatória e deve ser realizada nos últimos 12 meses que antecedem a cirurgia. Outro exame mandatório na avaliação pré-operatória é a manometria esofágica. A manometria esofágica afasta os candidatos que não se beneficiam da cirurgia, como: espasmo esofagiano distal, hipocontratilidade esofágica e seleciona os que se beneficiam, por exemplo: pacientes com esôfago hipercontrátil.

A pH-metria de 24 horas (impedanciometria) (sem o uso dos IBPs) também é um exame necessário quando for selecionar pacientes para a cirurgia anti-refluxo. Na evidência de refluxo patológico ou refluxo fisiológico com associação de sintomas a cirurgia está bem indicada.

www. strattner.com.br

 

Pauwels, A., Boecxstaens, V., Andrews, C. N., Attwood, S. E., Berrisford, R., Bisschops, R., … Tack, J. How to select patients for antireflux surgery? The ICARUS guidelines (international consensus regarding preoperative examinations and clinical characteristics assessment to select adult patients for antireflux surgery). Gut, gutjnl–2019–318260

Tolone, S., Gualtieri, G., Savarino, E., Frazzoni, M., Bortoli, N., Furnari, M., Casalino, G., Parisi, S., Savarino, V., Docimo, L. 

. Pre-operative clinical and instrumental factors as antireflux surgery outcome predictorsWorld J Gastrointest Surg

2016 Nov 27; 8(11): 719–728.

 

Compartilhe nas redes sociais: